Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2018
O Estatuto da Criança e Adolescente – ECA – propõe uma nova forma de participação social nos espaços democráticos de deliberação de Políticas Públicas, estimulando e criando mecanismos para a participação de crianças e adolescentes.
As Conferências reúnem pessoas de todas as faixas etárias, mobilizadas para qualificar o Sistema de Garantia de Direitos, aprimorando as políticas em benefício da infância e adolescência.
A Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente caracteriza-se como um espaço de construção coletiva de propostas, tendo como referência as diretrizes para a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Nesse ano, a partir da Resolução nº 202/2017 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a conferência traz como tema a proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências, sendo a 5ª Conferência da Criança e do Adolescente realizada no município de Ilhabela.
A Conferência Livre dos Direitos da Criança e Adolescente de Ilhabela ocorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2018, no Espaço Cultural Pés no Chão, no bairro da Barra Velha.
Seu principal objetivo foi mobilizar e ouvir crianças e adolescentes de forma lúdica para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral à crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.
A Conferência Livre foi específica e exclusiva para crianças e adolescentes do município. No dia 26, a conferência foi voltada a crianças de cinco a 11 anos, estando presentes 64 crianças representantes de diversas regiões do Município.
No dia seguinte, 57 adolescentes de 12 a 17 anos, representando os bairros de Barra Velha, Perequê, Itaquanduba, Itaguassú, Água Branca, Reino, Greenpark, Piuva, Veloso, Cocaia, Saco da Capela, Vila e Armação participaram da Conferência.
Seguem abaixo as principais propostas apresentadas pelas crianças e adolescentes que estiveram presentes:
Proposta
-
criação de uma cadeira de rodas adaptada para água, para que as crianças portadoras de deficiência possam usufruir do mar e do lazer oferecido no município
Proposta
-
ar condicionado nas escolas
Proposta
-
mais segurança na escola
Proposta
-
manutenção das praças
Propostas
-
Aumentar a vigilância ao redor das escolas
-
Aumentar as conduções escolares (maior frequência é número de ônibus)
Propostas
-
Cursos técnicos
-
Melhorar os espaços das escolas estaduais, colocando mais equipamentos, recursos culturais
Propostas
-
mais segurança
-
mais áreas de lazer
-
construir faculdades de diversas matérias
-
mais empregos diversos
-
melhorar as ruas
-
médicos melhores
-
menos violência
-
lugares para pessoas de desestressarem
Propostas
-
reforma no bairro inteiro
-
mais atividades (dança, música)
-
segurança
-
espaços de convivência
Propostas
-
mais espaços de lazer
Propostas
-
projetos para educação
-
oportunidade de emprego
-
controle/vigilância sobre a venda de drogas local (inibir a venda de drogas)
-
segurança / policiamento na comunidade